Projeto gráfico e direção de arte para o livro publicado pela editora Tabla, com ilustrações de Sandra Jávera.

Relatos da China e da Índia é uma importante obra que reúne dois marcos da literatura marítima escritos originalmente em árabe – o primeiro de autoria desconhecida, produzido no século IX como um diário de bordo de caráter pragmático e documental; e o segundo, compilado por Abu Zayd al-Hasan al-Sirafi no século X, de conteúdo literário e que emprega temáticas do primeiro como ponto de partida para narrativas ficcionais.

Do ponto de vista gráfico, o projeto foi pensado como uma “viagem que não existe mais”, através de ilustrações e páginas que dão a impressão de terem sido varridas pela água. A narrativa visual é repleta de sobreposições, ruídos e contrastes que reforçam a sensação de fascínio e do encontro com o desconhecido; mais do que recriar imagens de época, buscar entender diferentes realidades através de aspectos enigmáticos ou insólitos. Cores e acabamentos também ampliam esse universo extraordinário, trazendo detalhes do grotesco, do obscuro e do sublime.

A capa traduz a ideia de um mergulho inverso: olhar para o céu lançando-se ao mar (ou vice-versa), revelando uma atmosfera ao mesmo tempo cósmica e abissal. Capa e quarta capa também se invertem, inspiradas no sentido de leitura árabe, e fazem referência às anedotas sobre as possíveis origens da pérola.

Além de um mapa incluindo as regiões mencionadas nos relatos, a edição conta com um epílogo gráfico concebido junto à ilustradora, espécie de poema visual que fecha o livro e continua na quarta capa reabrindo o arco narrativo.

––
2022

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *