Projeto gráfico para a edição especial do único romance escrito por Edgar Allan Poe, publicado pela editora Carambaia.
A narrativa carregada de simetrias e inversões tão emblemática de Poe foi o ponto de partida para o projeto, que apresenta neste livro uma atmosfera repleta de mistérios e estranhezas, expondo as contradições entre real e imaginário.
A edição foi ilustrada pela artista Elisa Carareto, que desenvolveu pinturas em tinta acrílica e ponta-seca sobre papel. Elaboramos, a partir dos relatos macabros do personagem Gordon Pym, uma espécie de inventário de estados de espírito alterados. As figuras enigmáticas parecem estar retidas nas páginas e sempre vistas de muito perto, revelando imagens de incidentes, descobertas, labirintos, devaneios, criaturas sinistras e sentimentos ameaçadores.
Capa e quarta capa simbolizam o início e o fim da aventura marítima e das memórias do narrador, formando um jogo espelhado entre cabeça-barco e barco-cabeça. A paleta cromática foi inspirada no código internacional de sinalização marítima e é composta pelas tonalidades de vermelho e amarelo da bandeira que anuncia o alerta de “homens ao mar”.
Fotos de Nino Andrés / Carambaia.
––
2023